PUBLICIDADE

Publicidade

Como resgatar ‘dinheiro esquecido’ no Banco Central de parentes que já morreram?

Solicitação para receber valores só pode ser realizada por herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal da pessoa falecida

Foto do author Redação
Por Redação

O Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) ainda tem cerca de R$ 7,3 bilhões a serem resgatados de contas inativas, valor que também inclui dinheiro esquecido de pessoas já falecidas. Para solicitar e receber esses valores, no entanto, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal da pessoa falecida.

PUBLICIDADE

A consulta dos valores e a solicitação para resgatar o dinheiro é feita exclusivamente por meio do site do Banco Central. O órgão afirma que todos os serviços do sistema são totalmente gratuitos e a população não deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

Veja abaixo como consultar e resgatar os valores de pessoas já falecidas no sistema do Banco Central.

Sistema de Valores a Receber, do BC, ainda tem cerca de R$ 7,3 bilhões de 'dinheiro esquecido'.  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Consulta

  • Entre no site do Banco Central, por meio deste link.
  • Clique em “Consulte valores a receber”.
  • Preencha os dados solicitados (CPF e data de nascimento da pessoa falecida).
  • Faça a verificação de segurança e clique em “Consultar”.
  • Caso a consulta encontre dinheiro a ser resgatado, continue para o passo a passo da solicitação de resgate dos valores.

Como solicitar o resgate

  • Entre no site do Banco Central, por meio deste link.
  • Clique em “Acesse o Sistema de Valores a Receber”.
  • Se não houver fila de espera, o usuário será direcionado para a página de login. É preciso fazer login com a conta gov.br do herdeiro/inventariante que está acessando o sistema, e não a conta do falecido. A conta precisa ser de nível prata ou ouro.
  • Acesse a opção “Valores para Pessoas Falecidas” dentro do sistema.
  • Digite o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.
  • Leia e aceite o Termo de Responsabilidade de consulta a dados de terceiros, para confirmar que está autorizado a realizar a consulta por ser herdeiro (a), testamentário (a), inventariante ou representante legal da pessoa falecida. Só pessoas em uma dessas condições estão autorizadas a solicitar o resgate dos valores.
  • Ao seguir esses passos, o usuário deverá ver na tela a faixa do valor a receber, o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor.
  • Para solicitar o resgate, o usuário deverá entrar em contato diretamente com a instituição, por meio dos dados de contato fornecidos no sistema, e perguntar sobre a documentação necessária para receber o valor da pessoa falecida. O resgate será feito de acordo com o que for combinado com a instituição financeira.
  • O usuário poderá exibir o comprovante, que contém as informações sobre o valor a receber em nome da pessoa falecida. É possível salvar, imprimir ou compartilhar o comprovante.

Alerta

O BC esclarece que não envia links nem entra em contato para tratar sobre os valores a receber, nem para confirmar dados pessoais, e que o usuário não deve clicar em links suspeitos recebidos por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram. Os links podem ser maliciosos, colocando em risco a segurança do usuário.

“Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha”, diz o BC. Esse contato pode ser realizado eventualmente, apenas pela instituição listada no SVR, por meio de telefone ou e-mail indicados pelo usuário no sistema, para tirar dúvidas sobre a forma de devolução do dinheiro.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.